Dissertações
OBS.: As dissertações do MNPEF-UFCAT estão disponíveis no site do Repositório Institucional UFCAT (https://repositorio.ufcat.edu.br/home)
2024
- O ENSINO DE ELETRODINÂMICA USANDO PLANILHA ELETRÔNICA
- Discente: Ítalo Rodrigues Guedes
- Orientador(a): Prof. Dr. Mauro Antônio Andreata
- Produto Educacional
- A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: INVESTIGAÇÕES EM ELETRICIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA
- Discente: Danilo Antônio de Carvalho
- Orientador(a): Prof. Dr. Marcionilio Teles de Oliveira Silva
- Produto Educacional
2023
- CONCEPÇÕES ESPONTÂNEAS EM CIRCUITO ELÉTRICO SIMPLES E LEI DE FARADAY-LENZ: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS
- Discente: Weslei Rocha Lemes
- Orientador(a): Prof. Dr. Marcionilio Teles de Oliveira Silva
- Produto Educacional
- UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO EM CONJUNTO A EXPERIMENTOS VIRTUAIS PARA A APRENDIZAGEM DE ELETRODINÂMICA NO ENSINO MÉDIO
- Discente: Jean Alves de Faria
- Orientador(a): Prof. Dr. Jalles Franco Ribeiro da Cunha
- Produto Educacional
- A ARTE DE EXPERIMENTAR: FÍSICA NO PALCO
- Discente: Bruna Lays Felix
- Orientador(a): Prof. Dr. Marcionilio Teles de Oliveira Silva
- Produto Educacional
- ENSINO DE FÍSICA: APRENDIZAGEM INCLUSIVA EM ÓPTICA GEOMÉTRICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO
- Discente: Ademir Xavier de Souza
- Orientador(a): Prof. Dr. Jalles Franco Ribeiro da Cunha
- Produto Educacional
- AQUECENDO O CONHECIMENTO NAS AULAS DE TERMOLOGIA: DA TEORIA À PRÁTICA EXPERIMENTAL
- Discente: Letícia Francisca de Almeida Nestali
- Orientador(a): Prof. Dr. Jalles Franco Ribeiro da Cunha
- Produto Educacional
- OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS E O USO DE JOGOS COMO FACILITADORES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA RELATIVIDADE RESTRITA DE EINSTEIN
- Discente: Rafael Henrique dos Reis
- Orientador(a): Prof. Dr. Paulo Eduardo Gonçalves de Assis
- Produto Educacional
- UMA METODOLOGIA DE ENSINO PARA ENTROPIA DE BOLTZMANN SUBSIDIADA PELA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
- Discente: Ocione Pereira dos Santos
- Orientador(a): Prof. Dr. Julio Santiago Espinoza Ortiz
- Produto Educacional
2022
- UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES EM SÉRIE E PARALELO NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO
- Discente: Keila Apolinário Vieira Costa
- Orientador(a): Prof. Dr. Marcionilio Teles de Oliveira Silva
- Produto Educacional
- OS EXPERIMENTOS COMO ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO DA FÍSICA
- Discente: Cristiano Barreto de Oliveira
- Orientador(a): Prof. Dr. Julio Santiago Espinoza Ortiz
- Produto Educacional
- O ENSINO DE CONCEITOS TERMODINÂMICOS POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA
- Discente: Érica Aparecida Cândida Barbosa
- Orientador(a): Prof. Dr. Marcionilio Teles de Oliveira Silva
- Produto Educacional
- CONTRIBUIÇÃO PARA O CONTEÚDO DAS TRÊS LEIS DE NEWTON NO ENSINO DE FÍSICA
- Discente: Marcio Antônio Ribeiro
- Orientador(a): Prof. Dr. Jalles Franco Ribeiro da Cunha
- Produto Educacional
- O USO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS PARA O ESTUDO DE ONDULATÓRIA E ACÚSTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
- Discente: Juliana França de Araújo
- Orientador(a): Prof. Dr. Jalles Franco Ribeiro da Cunha
- Produto Educacional
- APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E O USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA APLICAÇÃO DO EFEITO FOTOELÉTRICO EM PLACAS FOTOVOLTAICAS
- Discente: Jeann Cássio Baldoino Monteiro
- Orientador(a): Prof. Dr. Julio Santiago Espinoza Ortiz
- Produto Educacional
- SIMETRIAS NA NATUREZA E LEIS DE CONSERVAÇÃO NA FÍSICA: ABORDAGENS RELEVANTES E SIGNIFICATIVAS PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Discente: José Neto de Oliveira
- Orientador(a): Prof. Dr. Julio Santiago Espinoza Ortiz
- Produto Educacional
- A PROTOTIPAGEM NO ENSINO DE EQUILÍBRIO E ELASTICIDADE
- Discente: Khelbes Roberto da Silva
- Orientador(a): Prof. Dr. Jalles Franco Ribeiro da Cunha
- Produto Educacional
- COLISÕES E LEIS DE CONSERVAÇÃO EM MECÂNICA: PERSPECTIVAS ESPONTÂNEAS E DISCIPLINARES
- Discente: Junior César Delfino Peixoto
- Orientador(a): Prof. Dr. Julio Santiago Espinoza Ortiz
- Produto Educacional
- SEQUENCIAS DIDATICAS EM EXPIRAL COMO MATERIAL ALTERNATIVO DE APOIO, EM SITUAÇÕES DE ENSINO, À EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- Discente: Thiago Henrique Jerônimo
- Orientador(a): Prof. Dr. Mauro Antônio Andreata
- Produto Educacional
- ABORDANDO ASSUNTOS DA HIDROSTÁTICA PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA COM O USO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO
- Discente: Alinne Pires da Silva
- Orientador(a): Prof. Dr. Jalles Franco Ribeiro da Cunha
- Produto Educacional
2021
- CURIOSIDADE DA FÍSICA: ORGANIZADORES PRÉVIOS COMO UMA ESTRATÉGIA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE FÍSICA
- Discente: Ricardo Ferreira Basílio
- Orientador(a): Prof. Dr. Paulo Eduardo Gonçalves de Assis
- Produto Educacional
- TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E MÚSICA EM PARÓDIA NOS 8º E 9º ANOS DA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ PEIXOTO
- Discente: Jose Francisco da Silva Júnior
- Orientador(a): Prof. Dr. Julio Santiago Espinoza Ortiz
- Produto Educacional
2020
- UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS PARA ENSINAR LANÇAMENTO OBLÍQUO ATRAVÉS DO ESPORTE
- Discente: Cássio Ramos Pinto
- Orientador(a): Prof. Dr. Marcionilio Teles de Oliveira Silva
- Produto Educacional
- CONSTRUÇÃO DE UM SENSOR DE PULSOS CARDÍACOS PARA A APRENDIZAGEM ATIVA DE ELETRICIDADE NO ENSINO MÉDIO
- Discente: Luiz Carlos de Moura
- Orientador(a): Prof. Dr. Denis Rezende de Jesus
- Produto Educacional
- A HIDROSTÁTICA ENSINADA ATRAVÉS DE EXPERIMENTAÇÕES EM SALA DE AULA
- Discente: Rivo Lopes de Medeiros
- Orientador(a): Profa. Dra. Ana Rita Pereira
- Produto Educacional
- UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A INSERÇÃO DE ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA COMO ORGANIZADORES PRÉVIOS EM CONCEITOS BÁSICOS DE TERMODINÂMICA
- Discente: Luciano Ferreira Silva
- Orientador(a): Prof. Dr. Julio Santiago Espinoza Ortiz
- Produto Educacional
- APRENDIZAGEM ATIVA DE FÍSICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO
- Discente: Carlos Henrique Moreira Sales
- Orientador(a): Prof. Dr. Mauro Antônio Andreata
- Produto Educacional
2018
- INVERSÃO DE CONTEÚDOS CURRICULARES NO ENSINO MÉDIO: O COMEÇO PELO FIM E AS APROPRIAÇÕES DO SABER EM FÍSICA.
- Discente: Donizete Lima Franco
- Orientador(a): Profa. Dra. Ana Rita Pereira
- Produto Educacional
- O USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ESTUDO DE CONCEITOS DE ELETRICIDADE
- Discente: Murilo Lopes de Souza
- Orientador(a): Prof. Dr. Marcionilio Teles de Oliveira Silva
- Produto Educacional
- INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- Discente: Marcos Diniz Rosa
- Orientador(a): Profa. Dra. Ana Rita Pereira
- Produto Educacional
- ENSINO HIBRIDO NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO
- Discente: Renato Pereira de Moura
- Orientador(a): Prof. Dr. Alessandro de Souza Carneiro
- Produto Educacional
- MODELO PEDAGÓGICO DE RESISTORES ELÉTRICOS PARA DESCREVER FRATURAS EM SISTEMAS FÍSICOS
- Discente: Airton Modesto da Cunha
- Orientador(a): Prof. Dr. Julio Santiago Espinoza Ortiz
- Produto Educacional
- ROBÓTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE FÍSICA
- Discente: Wesley Borges Costa
- Orientador(a): Prof. Dr. Mauro Antônio Andreata
- Produto Educacional
- BASES DA INFORMAÇÃO QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA PLATAFORMA MOODLE
- Discente: Rafael Victor Helerbrock Mendonça
- Orientador(a): Prof. Dr. Paulo Eduardo Gonçalves de Assis
- Produto Educacional
2017
- ENSINAGEM DE CÁLCULO E DAS EQUAÇÕES DE MAXWELL NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA EXTRACURRICULAR Á LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
- Discente: Paulo Roberto Ferreira
- Orientador(a): Prof. Dr. Paulo Alexandre de Castro
- Produto Educacional
- O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE MATERIAIS DO LIXO ELETRÔNICO
- Discente: Rafael Henrique dos Reis Santos
- Orientador(a): Prof. Dr. Marcionilio Teles de Oliveira Silva
- Produto Educacional
- FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA
- Discente: Thiago Felipe Domingos Dias Fernandes
- Orientador(a): Prof. Dr. Nilton Luís Moreira
- Produto Educacional
- FLUORESCÊNCIA:UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E COMTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO
- Discente: Gustavo Almeida e Silva
- Orientador(a): Prof. Dr. Eduardo Sergio de Souza
- Produto Educacional
- EXPERIMENTOS COM MATÉRIAIS ALTERNATIVOS: SUGESTÃO PARA DINAMIZAR A APRENDIZAGEM DE ELETROMAGNETISMO .
- Discente: Luciano Dias dos Santos Guedes
- Orientador(a): Prof. Dr. Paulo Alexandre de Castro
- Produto Educacional
- OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ESTUDO DAS OSCILAÇÕES HAMÔNICAS: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE FÍSICA
- Discente: Marcus Vinicius Pinto de Oliveira
- Orientador(a): Prof. Dr. Paulo Alexandre de Castro
- Produto Educacional
2016
- A INSERÇÃO DE TÓPICOS DE FÍSICA NÃO-LINEAR AO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
- Discente: Douglas Xavier de Andrade
- Orientador(a): Prof. Dr. Paulo Eduardo Gonçalves de Assis
- Produto Educacional
- TERMODINÂMICA ATRAVÉS DO CUBO DE RUBIK
- Discente: Geovani Rita da Silva
- Orientador(a): Prof. Dr. Petrus Henrique Ribeiro dos Anjos
- Produto Educacional
- UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DITÁTICA PARA O ENSINO DA CINEMÁTICA ATRAVÉS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL
- Discente: Adriano Fonseca Silva
- Orientador(a): Prof. Dr. Jalles Franco Ribeiro da Cunha
- Produto Educacional
- CONTRIBUIÇÕES DO PÁTIO DA CIÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO FORMAL
- Discente: Magda Cardoso de Oliveira Martins
- Orientador(a): Profa. Dra. Juliana Bernardes Borges da Cunha
- Produto Educacional
- METODOLOGIA DE ENSINO DE SEMICONDUTORES NO ENSINO MÉDIO
- Discente: Espedito Rodrigues
- Orientador(a): Prof. Dr. Denis Rezende de Jesus
- Produto Educacional
- ESTUDO COMPARATIVO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS UTILIZANDO MODELLUS
- Discente: Eliton Donizete de Souza
- Orientador(a): Prof. Dr. Paulo Alexandre de Castro
- Produto Educacional
- PROPOSTA DE UNIDADE DITÁDICA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
- Discente: Thiago Sebastião de Oliveira Coelho
- Orientador(a): Prof. Dr. Julio Santiago Espinoza Ortiz
- Produto Educacional
- EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- Discente: Aline Pereira do Nascimento Barbosa
- Orientador(a): Prof. Dr. Mauro Antônio Andreata
- Produto Educacional
- ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA
- Discente: Ana Paula Stoppa Rabelo
- Orientador(a): Prof. Dr. Mauro Antônio Andreata
- Produto Educacional
- INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM POR TIC
- Discente: Renato Rodrigues
- Orientador: Prof. Dr. Eduardo Sérgio de Souza
- Produto Educacional
2015
- O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
- Discente: Mironaldo Batista Mota Filho
- Orientador(a): Profa. Dra. Ana Rita Pereira
- Produto Educacional
- O USO DO SIMULADOR PHET PARA O ENSINO DE ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
- Discente: Leonardo Dantas Vieira
- Orientador(a): Profa. Dra. Ana Rita Pereira
- Produto Educacional (Roteiro do Professor / Roteiro do Aluno)
- DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM E-BOOK NO ENSINO DA FÍSICA
- Discente: Juliana Pereira Duarte
- Orientador(a): Prof. Dr. Eduardo Sergio de Souza
- Produto Educacional
- CURSO A DISTÂNCIA PREPARATÓRIO PARA OLIMPÍADAS DE FÍSICA E ASTRONOMIA: UMA PROPOSTA PARA O PROFESSOR
- Discente: Rodrigo Ferreira Marinho
- Orientador(a): Prof. Dr. Paulo Alexandre de Castro
- Produto Educacional